Entartete Kunst, A Exposição – Parte I

(Originariamente publicado no Ars Rhetorica)

Em 30 de junho de 1930, tomando direção na luta à arte degenerada, Goebbels dera ordem para o confisco de toda obra do tipo. Estas foram mais tarde organizadas na torpe exposição de mesmo nome, Entartete Kunst, aleatoriamente mescladas à produção de diagnosticados doentes mentais (o que lembra tristemente as metodologias sobre Wain) e agrupadas sob dizeres quais “Revelação da alma racial judia”, “Fazendeiros alemães – uma visão Yiddish” e “A loucura torna-se um método”. Diversas foram as reações dos artistas degenerados: entre outros, exílio externo para Ernst, exílio interno para Dix e suicídio para Kirchner.

Eis uma amostra de tais obras, de ditos autores mas não necessariamente daquela exposição (inclusive uma fonte, em minha luta perene para difundir a tipografia como arte).

Jankel Adler, “Mann mit Pferd” (Homem com cavalo), 1929




Ernst Barlach, “The Magdeburger Ehrenmal”, ?









































Rudolf Bauer, “Allegro II”, 1918


























Herbert Bayer, fonte “Architype”, 1925


































Max Backmann, “Karneval” (Carnaval), 1943





Rudolf Belling, “Max Schmeling“, 1929



































Heinrich Campendonk, título desconhecido, 1918



































Lovis Corinth, “Pietà”, 1920



































Otto Dix, “Tropas avançando sob gás”, 1924





Lyonel Feininger, “Gaberndorf II”, 1924









































George Grosz, “Dia cinza”, ?


























Erich Heckel, “Retrato de um homem”, 1919









































Heinrich Hörle, “Arbeiter (Dritter Zustand)” [Operário (Terceiro estado)], 1923































Karl Hofer, “Os quartos escuros”, 1943












































Ernst Ludwig Kirchnew, “Rua de Berlim” (da série das prostitutas), 1913


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